Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10929
Título: Trechos da história da dança de salão em Campina Grande: (Re)conhecendo nomes e instituições
Autor(es): Pereira, Giordana Leite
Palavras-chave: Dança de salão
Memória
Educação
Cultura
Data do documento: 22-Jul-2016
Resumo: A dança tem sido objeto de estudo do grupo de Pesquisa e Extensão Corpo, Educaçã o e Linguagens /CEL – DEF/UEPB, compreendendo-a como parte da trajetória do corpo nas suas vivências de lazer, arte, educação, religião, etc. O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar trechos históricos da dança de salão em Campina Grande-PB, reconhecendo instituições que trataram e tratam a dança de salão na cidade, bem como nomes que se destacaram nessa trajetória do ensino da dança de salão na cidade de Campina Grande - PB. A pesquisa de natureza qualitativa, caracterizou-se como Pesquisa Documental, uma vez que, buscou documentos de fonte primária, entrevista caracterizada pelo registro oral e fotografias, provenientes de escolas e grupos de dança, ex-dançarinos, no município de Campina Grande-PB. O grupo investigado foi constituído por sete (07) participantes que exerceram e/ou exercem funções no âmbito da dança de salão na cidade de Campina Grande. O estudo identificou nomes importantes como: Euclides Alves, Gisele Sampaio, Mauro Araújo, Nyvea Soares, Daniel Oliveira, Rodrigo Araújo e Roberta Soares. Os momentos da história de vida destes nomes fazem partem da memória da dança de salão no estado da Paraíba que precisam ser reconhecidos diante de suas contribuições para o cenário da cultura local. O estudo traz como contribuições a memória da dança a partir de personalidades locais e instituições de ensino da dança de salão que marcaram e revelam-se na continuidade da história da dança de salão em Campina Grande – PB.
Descrição: PEREIRA, G. L. Trechos da história da dança de salão em Campina Grande: (Re)conhecendo nomes e instituições. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10929
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giordana Leite Pereira.pdfPDF - Giordana Leite Pereira2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.