Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10934
Título: Conhecimento, uso alimentar e conservação da avifauna cinegética: Um estudo de caso no município de Patos, Paraíba
Autor(es): Soares, Vanessa Moura dos Santos
Palavras-chave: Caça
Atividade cinegética
Aves
Etnoornitologia
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: O uso de aves silvestres faz parte da rotina de diversas comunidades rurais no semiárido brasileiro estando enraizada em sua cultura, o objetivo deste estudo foi registrar as espécies de aves utilizadas como recurso alimentar, e as técnicas de captura. Este estudo registrou o conhecimento de 21 moradores que utilizavam ou interagiam com as aves, no Município de Patos, Estado da Paraíba. Registrou-se um total de 27 espécies distribuídas em 21 gêneros, 10 famílias e nove ordens, são caçadas principalmente pelo sabor da carne. A família com maior número de espécies citadas foi Columbidae (n=9 espécies) seguida de Tinamidae (n=5 espécies) e Anatidae (n=3 espécies). Com relação à captura das aves, foram registradas seis técnicas de captura (arapuca, arremedo, espera, manual, sangra). Assim, vale ressaltar a importância de estudos como este, para avaliar a pressão sofrida pelas espécies de aves e as técnicas utilizadas para abate, conhecendo assim a realidade das condições socioculturais dos caçadores que utilizam os recursos naturais, para assim serem traçados programas de educação ambiental, como também estudos de população e conservação das aves para área estudada.
Descrição: SOARES, V. M. dos S. Conhecimento, uso alimentar e conservação da avifauna cinegética: Um estudo de caso no município de Patos, Paraíba. 2016. 37f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10934
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Moura dos Santos Soares.pdfPDF - Vanessa Moura dos Santos Soares1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.