Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10947
Título: História e identidades culturais: a festa de São João no Recanto da Saudade
Autor(es): Cunha, Idaiana Almeida
Palavras-chave: História cultural
Festa - tradição
Memória
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar a festa de São João no Clube Recanto da Saudade, no município de Riachão – PB, no período compreendido entre 1980-1990. Procuramos refletir acerca da importância dada pela população local a essa tradicional festa. Atemo-nos em compreender o papel social e cultural exercido pelas festas populares em especial a festa junina na vida dos habitantes desta localidade. Utilizamos, para isto, fontes escritas e orais para compreendermos, de forma específica essa temática. Mediante relatos orais de pessoas idosas, foi possível entender que a tradição junina é um marco na vida dos moradores de Riachão. No transcorrer do trabalho desvendamos a origem da festa e sua relação com o cotidiano da cidade e dos moradores. Por este motivo, a temática festa se torna uma fonte de estudo indispensável para o historiador que se interessa, através da oralidade e auxilio das imagens, valorizar a história e a cultura riachãoense.
Descrição: CUNHA, I. A. História e identidades culturais: a festa de São João no Recanto da Saudade. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10947
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Idaiana Almeida Cunha.pdfIdaiana Almeida Cunha470.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.