Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10948
Título: Trabalho e serviço social: (re) configuração do trabalho e os impactos para o mercado profissional
Autor(es): Silva, Natasha Pâmela Araújo da
Palavras-chave: Serviço social
Assistente social
Data do documento: 19-Jun-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as condições de trabalho as quais estão inseridos os assistentes sociais a partir das transformações societárias. Portanto, para o desenvolvimento da análise proposta foi necessário escrever, mesmo que de forma sucinta, sobre a categoria trabalho e as transformações do mundo do trabalho que ocorreram ao longo do tempo, relacionando à reestruturação produtiva e a ideologia neoliberal que impõe a flexibilização, a precarização na atividade econômica, e a intervenção mínima do Estado causando maior exploração e redução dos direitos. E por fim, as implicações para o mercado profissional dos assistentes sociais por fazer parte do processo de precarização que iremos expor ao longo desse estudo. A pesquisa é um estudo bibliográfico, portanto, consiste em utilizar como fontes, livros e artigos. Elegendo como premissa a categoria trabalho, suas transformações e as consequências para o Serviço Social. Nesse contexto, evidencia-se como a intervenção é desafiante e compete ao profissional compreender as transformações que ocorreram, assim como, articular com o projeto neoliberal e buscar apreender as condições e relações de trabalho do assistente social, e como sugestão para o fortalecimento da categoria sinaliza quais possibilidades a seguir como forma de resistência, enfrentamento e luta da classe com uma atuação que deve estar em sintonia com o Projeto Ético Político Profissional.
Descrição: SILVA, N. P. A. da. Trabalho e serviço social: (re) configuração do trabalho e os impactos para o mercado profissional. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10948
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natasha Pâmela Araújo da Silva.pdf356.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.