Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10950
Título: A aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e a positividade da cultura afro-brasileira para o fortalecimento da educação étnico-racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB
Autor(es): Silva, Demetrio Ferreira da
Palavras-chave: Cultura Étnico-Racial
Educação
Lei 10.639/2003
Data do documento: 2016
Resumo: O estudo da educação étnico-racial, o trabalho voltado para positivar a figura e a importância da cultura negra em nossas escolas é a abertura para um ambiente promissor, com visão de futuro, onde abre espaço para promover o conhecimento afro-brasileiro e contribui para percepção e compreensão de novos olhares sobre a cultura africana, em relação à pessoa negra. A pesquisa aborda a aplicabilidade da lei 10.639/2003 e sua positividade para alavancar novas compreensões a respeito da cultura étnico-racial, a mesma apresenta caráter bibliográfico que enriquece a bagagem cognitiva do pesquisador, bem como visa direcionar novas concepções acerca dos elementos norteadores da cultura afro-brasileira. Desenvolvemos também a pesquisa de campo, que aborda o trabalho do professor em sala de aula e as suas concepções a respeito do ensino étnico-racial em nossas escolas. Para obtermos resultados e coletarmos informações que reforçassem ainda mais a nossa compreensão acerca da temática, aplicamos um questionário com oito (08) questões abertas, questões subjetivas, com o objetivo de deixar os participantes à vontade para responderem as perguntas como entenderem e enfatizar seus anseios, desejos, opiniões e sugestões. O questionário foi aplicado a quatro (04) professores que lecionam na rede municipal de ensino do município de Dona Inês, no estado da Paraíba, em especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. Assim, a pesquisa desenvolvida trata da importância que a cultura étnico-racial assume para nossa sociedade, desta forma temos que positivar, alavancar os conhecimentos e opiniões das pessoas sobre a cultura africana e a contribuição do povo negro para o desenvolvimento do nosso Brasil.
Descrição: SILVA, D. F. da. A aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e a positividade da cultura afro-brasileira para o fortalecimento da educação étnico-racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10950
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Demetrio Ferreira da Silva.pdfDemetrio Ferreira da Silva1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.