Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10952
Título: "Elementar, meu caro Watson": Sherlock Holmes e o paradigma indiciário
Autor(es): Gomes, Marcella da Costa
Palavras-chave: Indiciarismo
Sherlock Holmes
Paradigma Indiciário
Romance policial
Data do documento: 2016
Resumo: O referente trabalho tem como objetivo fazer uma análise entre o romance Um Estudo em Vermelho (1887) de Arthur Conan Doyle e o indiciarismo descrito no texto Sinais: raízes de um paradigma indiciário (1989) do historiador italiano Carlo Ginzburg. Será feito primeiramente uma apresentação ao romance, uma breve discussão sobre o momento histórico em que se constituiu, abarcando o gênero policial. No segundo momento será conduzida uma pesquisa sobre o paradigma indiciário, introduzido e descrito por Carlo Ginzburg, como um método de observação de sinais, vestígios ou pistas que indicam a elaboração de todo um pensamento. Farse- á uma comparação entre este método e as práticas dedutivas que o personagem Sherlock Holmes, criação de Arthur Conan Doyle, adota em suas investigações como detetive-consultor.
Descrição: GOMES, M. da C. "Elementar, meu caro Watson": Sherlock Holmes e o paradigma indiciário. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10952
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela da Costa Gomes.pdfMarcela da Costa Gomes314.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.