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dc.contributor.authorAlves, Anilda Costa-
dc.date.accessioned2016-08-01T20:38:42Z-
dc.date.available2016-08-01T20:38:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 421-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10954-
dc.descriptionALVES, A. C. A importância da consciência fonológica na aquisição do inglês como segunda língua. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de uma segunda língua deve envolver habilidades que levem o aluno a compreender que sistemas linguísticos distintos funcionam de forma diferente. Como a educação brasileira discrimina a abordagem fonético-fonológica no ensino do inglês como segunda língua, desvios no processo de ensino-aprendizagem levam o aluno a tratar a língua-alvo aplicando os mesmos padrões da sua língua materna. Devido ao português brasileiro e o inglês serem línguas que apresentam distinções fonéticofonológicas bastante significativas, o conhecimento nesta área se torna uma condição necessária para alcançar resultados mais eficazes. Assim, o objetivo deste estudo é identificar os principais fenômenos da não atenção aos aspectos fonético-fonológicos do inglês como segunda língua, bem como fornecer a consciência fonológica por meio de atividades de intervenção no intuito de promover um melhor desempenho dos alunos. Este trabalho segue a fundamentação teórica de acordo com Silva Jr (2014); Alves (2012); Zimmer (2004); Erdener e Burnham (2005); Othero (2005); Akamatsu (2002); Dupoux & Peperkamp (1999); Stampe (1973); Mascherpe (1970) dentre outros na abordagem de como se dá o processo de aquisição de uma L2 e Kent & Read (2002) e Ladefoged e Johnson (2011) nos deram suporte para análise acústica dos dados coletados. O corpus da pesquisa é composto de um grupo de 22 alunos de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Guarabira-PB. Os dados foram coletados durante a nossa participação no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID / UEPB) do subprojeto Inglês, Campus III. Esta pesquisa compreende uma análise quantitativa e qualitativa por meio de dados orais e escritos. Os dados orais foram coletados através de um gravador digital, que foram analisados acusticamente no programa computacional PRAAT versão 5.3 (Boersma & Weenik, 2014). Ambas as análises quantitativas e qualitativas confirmam a hipótese da interferência da língua materna na aquisição do inglês como segunda língua. A partir da análise qualitativa, conclui-se que os professores precisam entender os mecanismos utilizados por estudantes no período de aquisição, como também, compreender a importância do trabalho com habilidades orais, não levar somente o conhecimento estrutural ou cultural, mas também trabalhar abordagens fonético-fonológicas a fim de minimizar os erros fonéticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador : Leônidas José da Silva Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectTransferência fonológicapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA importância da consciência fonológica na aquisição do inglês como segunda línguapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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