Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10958
Título: Rio Tinto: como tudo começou
Autor(es): Silva, Severino do Ramos de Sousa
Palavras-chave: Fábrica
História
Nordeste
Rio Tinto
Data do documento: 2016
Resumo: Nesse trabalho discorremos sobre a chegada dos Lundgren ao Engenho da Preguiça, posteriormente nomeado Rio Tinto, do embate entre o projeto dos Lundgren e a cultura Potiguara/tratamos também da instalação da Fábrica de Tecidos Rio Tinto e da participação desta na fundação da cidade. Baseando-se na História Oral e no uso de fontes históricas, pesquisamos sobre os discursos que emergiam num pós-guerra, nas lendas e sentimentos nacionalistas explicito de maneira tão efervescente nessa cidade, que entre as décadas de 20 a 60 do século XX foi um polo fabril que se destacava no Nordeste. Analisando como uma cidade nordestina projetada em molde europeu após o conhecido quebra-quebra começou a traçar sua própria existência
Descrição: SILVA, S. do R. de S. Rio Tinto: como tudo começou. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10958
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino do Ramos de Sousa Silva.pdfSeverino do Ramos de Sousa Silva1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.