Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10959
Título: Barragem de Canafistula II e o abastecimento hídrico em Araruna - PB
Autor(es): Lima, Carlos Antonio de
Palavras-chave: Meio ambiente
Recursos hídricos
Abastecimento de água
Barragem de Canafistula II
Data do documento: 2016
Resumo: Barragem de Canafístula ll e Abastecimento Hídrico em Araruna. Além de atender às necessidades biológicas do homem, a água torna-se ainda mais importante devido aos seus vários usos e o seu potencial econômico. O objetivo deste trabalho é buscar dados que fundamente a importância da Barragem Canafístula ll para o abastecimento hídrico do município de Araruna, identificar e analisar a situação atual em relação à quantidade, qualidade e a disponibilidade de água potável da localidade em estudo, para melhor compreender a situação atual, em relação à água para o consumo humano no entorno do município. A justificativa dessa pesquisa são as constantes falta de água nas residências e os longos períodos de racionamento que vem acontecendo com mais frequência, nos últimos anos, a falta de chuvas tem agravando ainda mais a situação hídrica no principal reservatório que abastece a área em estudo, intensificando ainda mais os racionamentos. A metodologia foi realizada através de sondagens e pesquisas sobre a hidrografia local e nas proximidades do município, observou-se que todos os rios da localidade em estudo são temporários, possuem águas salgadas, imprópria para o consumo humano servindo apenas para alguns usos, como: higiene residencial e corporal após o devido tratamento. O resultado nos mostra que a quantidade e a qualidade da água que existe na localidade não atende todas as necessidades da população por se tratar de pequenos reservatórios, já os reservatórios de maior capacidade em volume são impróprios para o consumo humano, devido ao alto teor de salinidade, restando como solução os mananciais da Microrregião do Brejo paraibano, a exemplo da Barragem de Canafístula ll, localizada no município de Borborema.
Descrição: LIMA, C. A. de. Barragem de Canafistula II e o abastecimento hídrico em Araruna - PB. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10959
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Antonio de Lima.pdfCarlos Antonio de Lima1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.