Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10963
Título: O uso do Patrimônio Público como Memória: na cidade de Caiçara
Autor(es): Silva Primo, Alan da
Palavras-chave: Patrimônio Público
Caiçara
História da Paraíba
Data do documento: 2016
Resumo: O presente estudo tem por objetivo constatar a correlação dos nomes dos prédios públicos da cidade Caiçara - PB com os nomes das famílias com tradição política deste município, bem como buscar mostrar a construção deliberada da ideia de memória do povo caiçarense através de seus prédios públicos. Para tal realizou-se uma pesquisa bibliográfica, ou seja, referenciais teóricos que dissertam acerca do objeto de estudo, mas que foram acrescidos pela atividade empírica no campo. Delimitou-se a pesquisa, quanto aos espaços monumentalizados a determinado número de prédios públicos de Caiçara – PB: três escolas públicas, um ginásio esportivo e um terminal rodoviário. A partir das informações coletadas e analisadas podemos perceber como se dá o uso deliberado do patrimônio público por parte da classe política, é válido destacar o caso do ginásio esportivo municipal, no qual o prefeito que o edificou, nomeou com seu próprio nome o dito prédio. Portanto, pelos aspectos apresentados no decorrer deste trabalho, fica evidente a prática de nomear prédios públicos com nomes de pessoas pertencentes às famílias de tradição política local, o uso deliberado do patrimônio público da cidade de Caiçara – PB por parte da classe política evidencia o desejo de impor uma memória aos caiçarenses, na qual seus familiares e a si mesmos têm sempre um lugar de destaque.
Descrição: SILVA PRIMO, A. da. O uso do patrimônio público como memória: na cidade de Caiçara. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10963
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan da Silva Primo.pdfAlan da Silva Primo623.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.