Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10964
Título: Um olhar geográfico sobre o crescimento urbano e a saúde pública no município de Passa e Fica - RN
Autor(es): Lindolfo, Djailson de Moura
Palavras-chave: Geografia urbana
Saúde
Infraestrutura
Data do documento: 2016
Resumo: De acordo com o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES, 2016), a rede municipal de saúde de Passa e Fica/RN possui um total de 15 (quinze) estabelecimentos de saúde, sendo os mais importantes: 02 (duas) academias de saúde ao ar livre, 01 (uma) Central de Abastecimento Farmacêutico, 06 (seis) Unidades Básicas de Saúde sedes de Equipe de Estratégia de Saúde da Família e 01 (um) Hospital Maternidade, todos distribuídos entre as áreas urbana e rural, como também uma farmácia básica, que distribui medicamentos de forma gratuita. Mesmo com um razoável número de estabelecimentos de saúde em seu território e com um corpo médico de 18 (dezoito) profissionais nas mais diversas especialidades (SCNES, 2016), o município apresenta um alto índice de demanda reprimida em exames e consultas médicas. Este trabalho buscou realizar discussões a respeito do rápido processo de urbanização do município e os problemas ambientais e estruturais daí decorrentes, visando um melhor entendimento espacial da saúde. O significativo crescimento populacional verificado em Passa e Fica é atípico aos pequenos municípios da região, pois seu crescimento deu-se, segundo relatos ouvidos durante a pesquisa de campo, devido à migração de habitantes de áreas urbanas de outros municípios, como Serra de São Bento/RN, Monte das Gameleiras/RN, Lagoa D’anta/RN, São José do Campestre/RN, Tacima/PB, entre outros, e não de zonas rurais. Porém, junto com esse crescimento as demandas por serviços de saúde dentro do município aumentaram em proporção semelhante ao crescimento da população, exigindo mais recursos dos cofres públicos.
Descrição: LINDOLFO, D. de M. Um olhar geográfico sobre o crescimento urbano e a saúde pública no município de Passa e Fica - RN. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10964
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Djailson de Moura Lindolfo.pdfDjailson de Moura Lindolfo1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.