Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10978
Título: Efeito do ácido úsnico sobre o desenvolvimento de simbiontes bacterianos de Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE)
Autor(es): Oliveira, Mário Herculano de
Palavras-chave: Térmitas
Fenol liquênico
Controle bacteriano
Ácido úsnico
Constrictotermes cyphergaster
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: A dieta dos cupins é constituída por uma vasta gama de recursos, como madeira seca, plantas herbáceas, serapilheira, fungos e liquens, e para completar sua digestão, esses insetos dependem da manutenção de associações com microrganismos para obterem sucesso na quebra da celulose e de seus derivados. Os liquens produzem substâncias com propriedades antimicrobianas comprovadas, a exemplo do ácido úsnico que tem influência no controle bacteriano, principalmente bactérias Gram-positivas. O presente trabalho analisou a influência do ácido úsnico sobre os simbiontes bacterianos associados ao tubo digestório de Constrictotermes cyphergaster. Registrou-se a presença de sete espécies de bactérias associadas ao tubo digestivo de C. cyphergaster identificadas pelos primers 27F e 1389R para o gene rRNA 16S. O ácido úsnico mostrou ter efeito nas concentrações 0.05 e 0.1 mg/ml sobre o desenvolvimento de oito morfotipos bacterianos associados ao trato digestivo. Indivíduos dos gêneros Staphylococcus, Bacillus e Methylobacterium foram identificados como possuidores de representantes potencialmente patogênicos. Os resultados mostram variação da composição de morfotipos bacterianos entre os segmentos do trato digestório, bem como entre as castas estudadas. Essa variação pode ser explicada pelas diferentes condições físico-químicas presentes nos segmentos estudados. O controle do desenvolvimento bacteriano pode não refletir a real concentração de ácido úsnico presente no trato digestivo dos cupins em ambientes naturais, o que resulta na hipótese de que essa substância possa ter relação sinérgica com outros compostos secundários, de forma a otimizar o controle das populações microbianas. Estudos futuros poderão responder como o consumo de liquens pode interferir na composição e densidade de microrganismos presentes no trato digestivo de C. cyphergaster, bem como as substâncias liquênicas podem ser utilizadas por este cupim no decorrer de todo o seu processo digestivo.
Descrição: OLIVEIRA, M. H. de. Efeito do ácido úsnico sobre o desenvolvimento de simbiontes bacterianos de Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10978
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário Herculano de Oliveira.pdfPDF - Mário Herculano de Oliveira1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.