Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1099
Título: O processo de urbanização no município de Sertãozinho - PB
Autor(es): Santos, Macilonia Silva dos
Palavras-chave: Urbanização
Planejamento
Saneamento básico
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: Esta pesquisa teve o intuito de analisar o processo de urbanização no município de Sertãozinho-PB, a qual foi realizada uma pesquisa de campo com entrevistas e questionários além de levantamentos bibliográficos onde foi possível constatar sua transformação espacial. A urbanização de uma cidade impõe transformações no seu espaço alterando assim a sua paisagem. No Brasil, o processo de urbanização intensificou-se em meados do século XX, onde se operou uma profunda transformação no espaço urbano, principalmente no Centro-Sul do país. Em Sertãozinho a necessidade de mão de obra fez surgir à aglomeração de pessoas. As famílias construíram suas casas nos arredores da fabrica de cordas, originando a Rua Presidente João Pessoa originando assim seu processo de urbanização. O espaço urbano é um produto social, fruto de ações acumuladas, engrenadas por agentes que produzem e consomem o espaço. Esses agentes promovem constantemente transformações no espaço urbano, muitas vezes sem planejamento como é o caso de Sertãozinho onde os agentes imobiliários atuaram diretamente na sua transformação espacial. Com a expansão urbana na cidade de Sertãozinho, os problemas são aparentes nos loteamentos onde a infraestrutura é precária, não tendo saneamento básico e água tratada.
Descrição: SANTOS, M. S. dos. O processo de urbanização no município de Sertãozinho - PB. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1099
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Macilonia Silva dos Santos parte 1.pdf Macilonia Silva dos Santos parte 1130.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Macilonia Silva dos Santos parte 2.pdfMacilonia Silva dos Santos parte 24.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Macilonia Silva dos Santos parte 3.pdfMacilonia Silva dos Santos parte 312.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Macilonia Silva dos Santos parte 4.pdfMacilonia Silva dos Santos parte 44.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.