Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11027
Título: Campanha para vacinação em idosos: Uma ação importante na prevenção de agravos à saúde; Relato de Experiência
Autor(es): Brasileiro, Renaly Maia
Palavras-chave: Saúde do idoso
Imunização
Vacinação
Enfermagem
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: Introdução: A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe e reduzir a morbimortalidade associada às doenças infecciosas do trato respiratório que são as mais frequentes em idosos, destacando-se as infecções por influenza. Além da gripe, os reais benefícios da vacina estão na capacidade de prevenir agravos como a pneumonia, a hospitalização e o óbito. Objetivo geral: Relatar vivência do Estágio Multidisciplinar Interiorizado enquanto acadêmica de enfermagem. Objetivos específicos: Relatar experiência vivenciada no Estágio Multidisciplinar Interiorizado, em especial vacinação em idosos, realizada nas Unidades Básicas de Saúde do distrito de Galante, Campina Grande – PB. Explanar a importância da vacinação no idoso, na prevenção de agravos à saúde. Compreender por que motivos ainda existe uma resistência da pessoa idosa em aderir a vacina. Metodologia: O estudo foi desenvolvido através de um relato de experiência das ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde de Galante – PB, no período de 11 de maio a 05 de junho de 2015, onde foram realizadas todas as ações direcionadas à atenção básica, descrito neste trabalho, de forma mais detalhada, o processo de imunização nos idosos e aplicação da vacina contra a influenza, por ser objeto deste. Relato de experiência: Durante o estágio no referido Município foram desenvolvidas atividades relacionadas com a campanha contra a influenza com enfoque nos idosos, na administração da vacina, na orientação e no esclarecimento de dúvidas sobre a mesma; além de buscar identificar os motivos pelo qual a meta da campanha não é atingida. Mesmo sendo este o foco principal do estudo, todas as ações que surgiam como livre de- manda no atendimento à mulher, ao hiperdia, ao pré-natal e à puericultura, eram pelo grupo realizadas, tornando muito dinâmica a permanência nestes serviços. Considerações finais: Diante das atividades executadas e da importância da vacina contra influenza na população idosa como forma preventiva de agravos à saúde e na tentativa de minimizar as ocorrências de internação hospitalar e óbitos nesta população por condições patológicas ou agravamentos de possíveis patologias já instaladas relacionadas ao trato respiratório, o Estágio Multidisciplinar Interiorizado ficou marcado pela resistência de alguns dos idosos à adesão da vacina, e de outros que aceitam e buscam anualmente a unidade básica afim de atualizarem seus cartões. Referenciando relatos dos mesmos a resistência está associada a episódios gripais pós vacinação, e este fato demonstra que os profissionais deverão investir mais na sensibilização desta população, afim de atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, objetivando principalmente evitar severos agravos. Percebendo-se assim a importância da equipe de enfermagem nesse contexto, ressaltando a relevância deste profissional na apresentação das informações e no incentivo acerca da vacina e seus benefícios.
Descrição: BRASILEIRO, R. M. Campanha para vacinação em idosos: Uma ação importante na prevenção de agravos à saúde; Relato de Experiência. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11027
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renaly Maia Brasileiro.pdfPDF - Renaly Maia Brasileiro581.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.