Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11028
Título: A morte e o morrer no processo de formação de enfermeiros: Uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Silva Júnior, Edvaildo Ferreira da
Palavras-chave: Formação acadêmica
Morte
Prática assistencial
Estudantes de Enfermagem
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: INTRODUÇÃO: O ato de morrer é um rito pelo qual todo ser vivente uma dia passará. Percebe-se que a morte não é um mero evento biológico e inevitável, mas sim um processo socialmente construído, com implicações diretas ao moribundo, à sua família e àqueles que o assistem. OBJETIVO: analisar como os estudantes da Enfermagem Brasileira lidam com a morte e o morrer durante o período da graduação. MATERIAIS E MÉTODOS: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, cuja busca foi realizada no sítio da Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, e Index Psicologia, segundo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. RESULTADOS: Foram obtidos 17 artigos, dos quais, após exaustiva leitura e análise segundo Bardin, obtiveram-se 03 categorias temáticas, sendo elas: “vivenciando a morte e o ato de morrer na prática assistencial”, “a morte e o morrer numa dimensão pessoal”, e “a morte e o morrer em sala de aula”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudante de Enfermagem Brasileira está sendo formado despreparado para lidar com a morte e o morrer devido à carências acadêmicas, resultando em profissionais com dificuldades ao lidar com a morte e o morrer.
Descrição: SILVA JÚNIOR, E. F. da. A morte e o morrer no processo de formação de enfermeiros: Uma revisão integrativa da literatura. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11028
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvaildo Ferreira da Silva Júnior.pdfPDF - Edvaildo Ferreira da Silva Júnior706.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.