Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11038
Título: Análise cinético funcional do uso do membro superior dominante, durante o ciclo de atividades em trabalhadores de uma linha de montagem
Autor(es): Santos, Luís Filipe de Brito
Palavras-chave: Biomecânica dos movimentos
Ergonomia
Saúde do trabalhador
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: O emprego das análises de posturas no trabalho é benéfico para a diminuição de distúrbios músculos esqueléticos, melhor qualidade de vida e redução de acidentes no trabalho. As más posturas podem ser corrigidas através de treinamentos específicos com intuito de adotar posturas mais seguras, saudáveis e confortáveis e tomando por base a preocupação com as condições de saúde dos trabalhadores, este projeto tem como objetivo realizar uma análise cinético funcional do uso do membro superior dominante, durante o ciclo de atividades em trabalhadores de uma linha de montagem. Este estudo caracteriza- se como transversal tendo como método de procedimento observacional onde se buscou descrever através da análise cinético funcional do membro superior dominante, durante o ciclo de atividade durante o período de Agosto de 2013 a Julho de 2014. A pesquisa foi realizada em uma unidade fabril localizada no município de Campina Grande-PB, através da análise observacional com visitas ao posto de trabalho desses trabalhadores. Para análise cinético-funcional do membro superior dominante dentro do ciclo de atividade foi utilizado uma câmera digital com objetivo de filmar a atividade funcional do membro superior dominante dos trabalhadores durante suas tarefas, como também as combinações das posições da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores. Houve a aplicação do método Rapid Upper Limb Assessment (RULA) para a avaliação da postura de trabalho durante o ciclo de atividades. A análise dos dados foi feita por estatística descritiva e inferencial, com a utilização do escore do método de avaliação Rapid Upper Limb Assessment (RULA) que foi aplicado. Foi verificado, que o maior número de trabalhadores (35,3%) foi classificado no nível 3 do escore do método o que significa postura a investigar e alterar rapidamente por conta do posicionamento errado susceptível a algum acometimento patológico. Esta pesquisa preencherá lacunas que intrigam a complexidade de estudos em saúde do trabalhador com enfoque determinante na contribuição da melhoria das condições de trabalho.
Descrição: SANTOS, L. F. de B. Análise cinético funcional do uso do membro superior dominante, durante o ciclo de atividades em trabalhadores de uma linha de montagem. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11038
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís Felipe de Brito Santos.pdfPDF - Luís Felipe de Brito Santos1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.