Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11039
Título: Estudo da progressão da demência de Alzheimer em usuários assistidos pelo Sistema Único de Saúde
Autor(es): Costa, Maíra Lopes da
Palavras-chave: Cognição
Doença de Alzheimer
Demência
Data do documento: 29-Jun-2016
Resumo: RESUMO: A Doença de Alzheimer (DA) é considerada causa frequente de transtornos demenciais no idoso, afetando pelo menos 5% dos indivíduos com mais de 65 anos e 20% daqueles com mais de 80 anos. Esse estudo tem como objetivo principal investigar a progressão da Demência de Alzheimer leve e moderada em indivíduos assistidos pelo SUS. A pesquisa é do tipo transversal, descritiva, documental e quantitativa, participaram da amostra 9 indivíduos com diagnóstico clínico de DA nos graus leve e moderado da patologia. Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: Ficha de Avaliação Sociodemográfica e Clínica, o Mini-Exame de Estado Mental – MEEM, Escala de Avaliação Clínica de Demência – CDR, a Escala de Avaliação de Incapacidade para Demência (DAD) e a Escala Cornell de Depressão em Demência – (ECDD), os indivíduos apresentaram média de idade de 80,55±5,72 anos,com predomínio do gênero feminino correspondendo a 77,8% (n=7). Em relação ao MEEM observou-se que na avaliação os indivíduos apresentaram média de 12±5,83 no escore total e na reavaliação os portadores apresentaram 11±6,00. Quanto ao estadiamento da demência, evidenciou-se que na reavaliação que 22,2% (n=2) passaram do estágio leve para o moderado, que 33,3%(n=3) permaneceram do estágio moderado e 44,4% (n=4) dos indivíduos haviam evoluído do estágio moderado para o grave da demência. Com relação ao estado depressivo verificou-se na primeira avaliação os portadores apresentaram média de 11,11±5,03 e na segunda avaliação mostraram valores de 11,88±4,59 no escore total, não demonstrando significativa diferença entre os resultados, todavia sugere-se,assim, um possível quadro depressivo, em ambos os resultados. Por fim, fica clara a relação entre a evolução da DA com o maior comprometimento cognitivo, incapacidade funcional e desenvolvimento de alterações no estado emocional.
Descrição: COSTA, M. L. da. Estudo da progressão da demência de Alzheimer em usuários assistidos pelo Sistema Único de Saúde. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11039
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maíra Lopes da Costa.pdfPDF - Maíra Lopes da Costa528.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.