Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11043
Título: Variabilidade na taxa de crescimento e no período de enchimento de sementes entre diferentes genótipos de mamona (Ricinus communis)
Autor(es): Silva, Angelina Kelly Oliveira
Palavras-chave: Ricinus communis
Variabilidade genética
Enchimento da semente
Mamona
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A mamona é uma oleaginosa comumente cultivada em regiões onde a escassez de chuva é frequente. Ter um ciclo curto para que se atinja mais rápido a maturidade fisiológica é uma grande vantagem nestes ambientes. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar se existe variabilidade entre genótipos no tempo que a semente leva para se desenvolver e atingir a maturidade fisiológica. Quatro genótipos foram analisados: BRS Energia, CNPA 2009-7, BRS Nordestina e BRS Paraguaçu. Quatro plantas de cada genótipo foram estudadas. As plantas foram cultivadas em casa de vegetação, em vasos de 10 L preenchidos com substrato vegetal (turfa), fertilizados com NPK e irrigados diariamente. O primeiro racemo foi marcado logo após a abertura das flores femininas, a data foi registrada e um fruto foi colhido três vezes por semana. Imediatamente após a colheita, as sementes foram extraídas manualmente, medidas e pesadas individualmente, secas a 80º em estufa por 48 horas e pesadas. Os dados obtidos foram utilizados para calcular o teor de água da semente. O teor de água foi analisado por regressão linear pelo modelo logístico, considerando-se que a Fase 2 (enchimento) iniciou-se quando o teor de água reduziu-se a menos de 80% e encerrou-se quando atingiu 22%. Foram detectadas diferenças entre os genótipos estudados. A Fase 1 (expansão e divisão celular) foi mais curta na BRS Energia (17 dias) enquanto nos outros genótipos durou de 20 a 21 dias. A semente atingiu a maturidade fisiológica aos 41 dias na BRS Energia, 45 dias na BRS Nordestina, 46 dias na CNPA 2009-7 e 47 dias na BRS Paraguaçu. Houve pouca variação na duração da Fase 2 3 (entre 24 e 26 dias). O volume da semente atingiu 132 mm na BRS Energia, 3 3 3 101 mm Paraguaçu. O peso seco quando a semente atingiu a maturidade fisiológica foi de 374 mg na BRS Energia, 307 mg na CNPA 2009-7, 625 mm na BRS Nordestina e 709 mg na BRS Paraguaçu. Embora a duração da fase de crescimento tenha sido semelhante entre os genótipos, houve grande diferença na taxa de crescimento: 13.1 mm/dia na BRS Energia, 10.2 mg/dia na CNPA 2009-7, 22.6 mg/dia na BRS Nordestina e 23.3 mg/dia na BRS Paraguaçu. Conclui-se que há variabilidade entre os genótipos nas características de enchimento da semente e as principais diferenças foram observadas na Fase de expansão e divisão celular e na taxa de crescimento durante a Fase 2.
Descrição: SILVA, A. K. O. Variabilidade na taxa de crescimento e no período de enchimento de sementes entre diferentes genótipos de mamona (Ricinus communis). 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11043
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angelina Kelly Oliveira Silva.pdfPDF - Angelina Kelly Oliveira Silva944.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.