Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11044
Título: Violência obstétrica na assistência ao parto
Autor(es): Siqueira, Lisley Carolline Costa
Palavras-chave: Assistência ao parto
Parto humanizado
Violência obstétrica
Data do documento: 13-Jul-2016
Resumo: Apesar de esforços governamentais que buscam assegurar uma assistência humanizada ao parto, pesquisas denunciam que os direitos das mulheres e suas famílias são constantemente violados em diversas instituições públicas do Brasil. Diante disso, a presente estudo objetivou verificar a ocorrência de violência obstétrica na assistência ao parto em uma maternidade pública da cidade de Campina Grande. A pesquisa contou com a participação de 11 mulheres com idades de 18 a 28 anos, primigestas e primíparas. Como instrumento, foi utilizada a entrevista com roteiro semi-estruturado, geralmente realizada a partir do primeiro ou segundo dia após o parto. Por meio das entrevistas foi possível constatar episódios de violência obstétrica, principalmente na forma de violência verbal. Contudo, outros tipos de violência também foram identificados, tais como: procedimentos desnecessários (epsiotomia, kristeller); violência física; descumprimento da lei do acompanhante e omissão de informações. Interessante destacar que a maioria das participantes nunca tinha havido falar sobre violência obstétrica. Apesar dos dados sobre violência, sete participantes avaliaram positivamente a assistência ao parto na instituição hospitalar onde foi realizada a pesquisa. Diante desses resultados, conclui-se que o fenômeno da violência obstétrica ainda é um fenômeno desconhecido pela maioria das mulheres e somada à hierarquização na relação médico-paceinte, bem como à ideia de que o sofrimento faz parte do processo de parturição ela torna-se invisível ou omitida.
Descrição: SIQUEIRA, L. C. C. Violência obstétrica na assistência ao parto. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11044
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lisley Carolinne Costa Siqueira.pdfPDF - Lisley Carolinne Costa Siqueira634.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.