Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11049
Título: Pênfigo vulgar com acometimento de mucosa bucal e pele: Relato de caso
Autor(es): Melo, Eloiza Leonardo de
Palavras-chave: Pênfigo
Medicina bucal
Doenças autoimunes
Saúde bucal
Data do documento: 9-Mar-2015
Resumo: O pênfigo vulgar, patologia autoimune de frequência crescente, caracteriza-se por afetar de maneira mais prevalente brancos, entre a trigésima e quinta décadas de vida, ter predileção pelo sexo feminino e ser, em alguns casos, potencialmente fatal. Sua repercussão clínica é observada em pele e mucosas e é manifestada por meio de lesões bolhosas, friáveis, com conteúdo purulento e/ou sanguinolento, que, ao se romperem, geram dor e desconforto. Na pele, a maioria das lesões já se apresentam ulceradas. Na cavidade bucal, local onde as primeiras alterações podem ocorrer, também é encontrado o mesmo padrão clínico das lesões em pele, destacando a mucosa jugal e palato, como sendo os locais mais frequentemente afetados pelas lesões, além da ocorrência de gengivite descamativa. O tratamento consiste na corticoterapia e/ou imunossupressores e do acompanhamento odontológico, melhorando as condições de saúde bucal, geral e psicológica do paciente. Este trabalho visou apresentar um caso clínico de pênfigo vulgar com repercussão em mucosa bucal e pele de paciente do sexo feminino, 38 anos e sem histórico familiar de doença autoimune, no qual, após o diagnóstico, realizado por meio de manobras semiotécnicas e exame anatomopatológico, a paciente foi medicada com corticosteróides tópico e sistêmico e encaminhada para tratamento periodontal e avaliação dermatológica. Após um ano de tratamento odontológico, verificou-se melhora nas lesões bucais, persistindo o quadro de gengivite descamativa. O caso clínico também destaca a importância da multidisciplinaridade entre a Odontologia e a Dermatologia para estabilização do quadro e consequente melhora da qualidade de vida do paciente.
Descrição: MELO, E. L. de. Pênfigo vulgar com acometimento de mucosa bucal e pele: Relato de caso. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11049
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eloíza Leonardo de Melo.pdfPDF - Eloíza Leonardo de Melo1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.