Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11050
Título: Estudo clínico-radiográfico longitudinal de preservação endodôntica realizado na graduação em Odontologia da UEPB
Autor(es): Silveira, Ingrid Thays de Melo
Palavras-chave: Endodontia
Periodontite apical
Tratamento odontológico
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Proservar é avaliar os resultados obtidos com a terapia adotada, esclarecendo assim a cura ou necessidade de outro tratamento. Este estudo lontigitudinal de coorte retrospectivo objetivou analisar clinicamente e radiograficamente os tratamentos endodônticos realizados por alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), verificando o índice de sucesso da terapia. Os pacientes foram selecionados através da análise de 731 fichas de atendimento existentes no arquivo da Disciplina de Endodontia e Clínica Integrada, cujo atendimento foi realizado entre os períodos de 2007.1 a 2013.2. Foram incluídas no projeto as fichas que estavam adequadamente preenchidas e cujas imagens radiográficas do final do tratamento apresentaram-se com qualidade satisfatória. A amostra foi composta por 70 pacientes. A análise estatística se deu por meio da versão 9.3 do SAS (Statistical Analysis System) e as variáveis foram comparadas pelo teste “Qui-quadrado”, considerando o nível de 5% de probabilidade, com intervalo de confiança de 95%. Associações entre variáveis foram analisadas pelos testes Likelihood Radio Chi-Square e Mantel-Haenszel Chi-Square. De acordo com os resultados obtidos, foi possível inferir que a maioria apresentava tratamento endodôntico e restauração coronária adequados, retentor intracanal ausente e ausência de sinais e sintomas. Houve prevalência de sucesso dos tratamentos endodônticos realizados na UEPB, verificado pelos índices PAI e Strindberg, com percentuais de 82,81% e 74,29%, respectivamente. Observou-se estatisticamente que a qualidade do tratamento endodôntico interfere diretamente no índice de sucesso do mesmo. Em contrapartida, a qualidade da restauração coronária e a presença de retentor intracanal não relevou associação significativa com o sucesso do tratamento endodôntico.
Descrição: SILVEIRA, I. T. de M. Estudo clínico-radiográfico longitudinal de preservação endodôntica realizado na graduação em Odontologia da UEPB. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11050
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Thays de Melo Silveira.pdfPDF - Ingrid Thays de Melo Silveira1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.