Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11051
Título: Avaliação da higienização das mãos de acadêmicos e docentes da área de saúde: Um estudo em universidade pública do nordeste brasileiro
Autor(es): Neves, José Lacerda das
Palavras-chave: Higiene das mãos
Infecção hospitalar
Controle de microorganismos
Conduta hospitalar
Data do documento: 10-Jun-2015
Resumo: Objetivo: Efetuar um levantamento sobre a higienização das mãos dos acadêmicos e docentes dos Cursos de graduação em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Materiais e Métodos: Estudo transversal, quantitativo e descritivo, desenvolvido entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Elaborou-se um questionário com perguntas objetivas sobre os cuidados e as medidas de higienização das mãos durante as atividades clínicas e a auto percepção sobre a qualidade e relevância dessas. Resultados: Do total de participantes do estudo, 344 (95,0%) eram acadêmicos. A maior parte (77,9%) dos investigados era do sexo feminino e vinculados ao curso de graduação em Farmácia (26,2%). Os demais, em ordem decrescente, pertenciam ao curso de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. A maior parte dos acadêmicos relatou ter recebido algum treinamento em higienização das mãos, existirem normas de biossegurança sobre a higienização das mãos e materiais para tal fim, tinham o conhecimento sobre a forma correta de higienização das mãos. No entanto afirmaram que os esforços para essa prática antes do atendimento aos pacientes não são efetuados, assim como por parte dos gestores de cada curso em questão, necessitando-se, ainda, de ações mais práticas, para a correta higienização das mãos. Conclusões: Apesar da maioria dos alunos e docentes ter consciência de saber executar corretamente a higienização das mãos e terem recebido orientações durante sua formação a esse respeito, evidenciou-se a necessidade de ter um treinamento mais prático sobre o tema e o reforço a essas práticas por parte dos gestores.
Descrição: NEVES, J. L. das. Avaliação da higienização das mãos de acadêmicos e docentes da área de saúde: Um estudo em universidade pública do nordeste brasileiro. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11051
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Lacerda das Neves.pdfPDF - José Lacerda das Neves663.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.