Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11054
Título: Fatores associados à erosão dental em adolescentes no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Mendonça, Rafael Bruno da Silva
Palavras-chave: Erosão dentária
Adolescentes
Saúde bucal
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: Nos últimos anos a doença cárie foi reduzida em indivíduos muito jovens, enquanto que as lesões erosivas têm sido encontradas na faixa etária de crianças e adolescentes, devido aos hábitos alimentares de consumir mais bebidas industrializadas e sucos de frutas cítricas. Erosão dentária é uma perda patológica, crônica, localizada, indolor e irreversível dos tecidos dentários duros em decorrência de ação química sem envolvimento bacteriano. Verifica-se que tem se tornado um grande problema de saúde bucal principalmente em crianças, adolescentes e idosos, fato que vem impulsionando pesquisas nessa área. O presente trabalho objetivou verificar os fatores associados à erosão dental em adolescentes de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. A amostra foi composta de 217 escolares da rede educacional pública. Foi aplicado um questionário para pesquisar sobre hábitos alimentares e saúde geral. Os dados foram devidamente analisados através da estatística descritiva. Da amostra examinada 42,4% eram do sexo masculino e 57,6% eram do sexo feminino; foi verificado que 48,8% dos escolares afirmaram que sentem dor ou queimação no estômago de vez em quando, 50,7% destacaram que tomam refrigerantes de 2 a 4 vezes por semana, e 61,8% toma iogurte de 1 a 2 vezes por semana, 32,2% respondeu que já sentiu que comeu demais e vomitou para se sentir melhor, mas só uma vez. Hábitos como esses são relatados na literatura como potencialmente erosivos, o que mostra que os escolares envolvidos na pesquisa tendem a ser acometidos pela erosão dentária. Concluiu-se que fatores associados à prevalência de erosão dentária nessa população são elevados e que o consumo de refrigerantes foi o fator associado mais relevante para o desenvolvimento das lesões de erosão.
Descrição: MENDONÇA, R. B. da S. Fatores associados à erosão dental em adolescentes no município de Campina Grande-PB. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11054
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Bruno da Silva Mendonça.pdfPDF - Rafael Bruno da Silva Mendonça1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.