Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11071
Título: Os desafios do programa Mais Educação na Escola Afonso Astrogildo de Paula - Belém - PB
Autor(es): Silva, Maria do Céu Rosa da
Palavras-chave: Mais Educação
Escola integral e socialização
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho acadêmico teve como alvo principal a abordagem da importância e os benefícios que acarretou o Programa Mais Educação (PME) ao ser implantado na E.M.E.I.F. Afonso Astrogildo de Paula em 2013, inserindo uma aprendizagem criativa, diversificada e prazerosa, onde podemos constatar a importância do PME e que seus monitores representam para o desenvolvimento pedagógico e socialização do alunado desta instituição de ensino. Esta pesquisa está embasada nas teorias do conhecimento e da educação, apresentadas e fundamentas pelas teorias de autores como: (ABREU e MASETTO1990; GADOTTI 1999; GABIN, 2009; TEIXEIRA, 2007; COELHO, 2009). Volta-se para despertar e mobilizar a instituição de ensino, sua comunidade e os professores de sala regular. Este trabalho de pesquisa acadêmica focalizou direccionalmente os olhares pedagógicos unicamente para o alunado do PME do ensino fundamental I, com estudantes do primeiro ao quinto ano. Acreditamos que esta pesquisa venha mostrar um pouco a importância e os benefícios que o PME acarreta no desenvolvimento da aprendizagem do alunado dessa instituição de ensino. Este trabalho foi feito a partir de uma metodologia qualitativa, estudo empírico e com observação participante, pois a pesquisadora esta diretamente envolvida com a realidade do PME. Também exibiu características bibliográficas, sem a mesma não teria sido realizada. A pesquisa de campo foi fundamental, a mesma ocasionou uma convivência mais acentuada com as pessoas, dialogando e averiguando a extensão do tema sobre o PME com uma nova visão fundamentada para novas parcerias e aprendizagens. Diante de tais percepções averiguou-se a importância do PME para o alunado, comunidade, e todos que fazem a escola Afonso Astrogildo de Paula, onde todo a partir desse trabalho passe a ter um novo olhar sobre as práticas.
Descrição: SILVA, M. do C. R. da. Os desafios do programa Mais Educação na Escola Afonso Astrogildo de Paula - Belém - PB. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11071
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Céu Rosa da Silva.pdfMaria do Céu Rosa da Silva731.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.