Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11077
Título: | A contribuição do programa educação inclusiva: direito à diversidade na socialização dos cidadãos com necessidades especiais no município de Campina Grande - PB |
Autor(es): | Amaral, Rosiclécia Camilla Oliveira do |
Palavras-chave: | Necessidades especiais Participação social Educação inclusiva |
Data do documento: | 24-Fev-2014 |
Resumo: | O Programa Educação Inclusiva: Direito a diversidade é uma iniciativa do governo federal e tem por finalidade inserir pessoas com necessidades especiais nas escolas da rede municipal. Previsto na Constituição Federal de 1988, a inserção da pessoa com deficiência torna-se um grande desafio para os gestores das escolas municipais, tendo em vista a falta de capacitação da equipe pedagógica e a inadequação do espaço físico da maioria das escolas onde o programa em foco tem sido implantado. Face ao exposto, o objetivo deste artigo é analisar, a partir da visão dos gestores escolares, a implementação do Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” para a socialização dos cidadãos com necessidades especiais no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e caracterizada como estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada aos gestores escolares. O universo da pesquisa contou com 36 escolas municipais e a amostra para efeito deste trabalho foi de 41,66%, o equivalente a 15 escolas.Os resultados demonstraram que 80% das escolas não possuem equipe técnica para atender as necessidades das escolas que implementaram o programa, 60% não têm acessibilidade física e 55% dos gestores escolares afirmam que o programa em foco têm socializado estes alunos. Assim constatou-seque o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” contribuiu para a socialização destes alunos no que se refere a comunidade escolar, porém é necessária ainda uma maior conscientização sobre a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais em nosso meio, a fim de tratar as pessoas de forma igualitária, buscando um equilíbrio entre todos e respeitando as peculiaridades e necessidades de cada indivíduo. |
Descrição: | AMARAL, R. C. O. do. A contribuição do programa educação inclusiva: direito à diversidade na socialização dos cidadãos com necessidades especiais no município de Campina Grande - PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11077 |
Aparece nas coleções: | 20 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosiclécia Camilla Oliveira do Amaral.pdf | 472.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.