Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11096
Título: O papel do enxerto conjuntivo subepitelial para a melhoria do perfil de emergência em implantes unitários
Autor(es): Lima, Ariana Aguiar Fernandes de
Palavras-chave: Periodontia
Implantes dentários
Transplante de tecidos
Tecido conjuntivo
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: As alterações nos tecidos de proteção e sustentação dos dentes, ocasionadas por perda de tecido ósseo e gengival, levam a alterações funcionais, estéticas e ao desconforto do paciente. Defeitos de rebordo alveolar afetam negativamente a estética em áreas peri-implantares dando a impressão de que as coroas protéticas sobre os implantes estão sobre o rebordo alveolar. O presente caso clínico buscou relatar um enxerto conjuntivo subepitelial realizado em paciente do gênero feminino com 60 anos de idade, viabilizando a melhoria do perfil de emergência em implantes unitários já instalados. A paciente apresentava defeito de rebordo Classe III na região dos elementos dentários 15 e 16. Na área receptora, após realização da anestesia local foi feita incisão horizontal ligeiramente deslocada para a área palatina dos implantes dentários, sendo posteriormente realizado o aprofundamento desta incisão até o fundo de vestíbulo dividindo o retalho mucoperiósteo. O mesmo foi deslocado parcialmente para receber o enxerto conjuntivo. Com o leito receptor preparado, foi obtido o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial do palato na região entre a distal do 23 à medial do 26. Após a inserção do enxerto conjuntivo na área receptora, procedeu-se a sutura tipo colchoeiro vertical e horizontal . No pós-operatório de dois anos foi confirmado o sucesso do procedimento, já que o resultado apresentado foi considerado clinicamente satisfatório, com aumento de volume tecidual, ou seja, de mucosa peri-implantar, constatando-se a melhoria no perfil de emergência adjacente aos implantes.
Descrição: LIMA, A. A. F. de. O papel do enxerto conjuntivo subepitelial para a melhoria do perfil de emergência em implantes unitários. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11096
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariana Aguiar Fernandes de Lima.pdfPDF - Ariana Aguiar Fernandes de Lima818.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.