Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11098
Título: Atividade antifúngica do linalol frente a Candida spp. isoladas de indivíduos com candidose bucal associada ao uso de prótese
Autor(es): Trajano, Érika Regina Ildefonso Silva
Palavras-chave: Candidíase
Fitoterapia
Candida albicans
Saúde bucal
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Este estudo objetivou avaliar, in vitro, a susceptibilidade de Candida spp. isoladas de indivíduos com diagnóstico clínico de candidose bucal associada ao uso de prótese dentária, frente ao linalol. Amostras biológicas foram coletadas, por meio de um swab estéril, na região de mucosa afetada de 12 pacientes que faziam o uso de prótese dentária. Para identificação das colônias de fungos do gênero Candida, as amostras foram semeadas em CHOMágar Candida®; depois as placas foram incubadas à temperatura de 36ºC em estufa e, após 48 horas, foi realizada a leitura. Após a realização do exame micológico laboratorial, constatou- se o diagnóstico de candidose bucal para cerca de oito pacientes (66,6%). Verificou-se que a espécie de fungo mais prevalente foi Candida albicans (37,5%), seguida por Candida krusei (25,0%); e Candida tropicalis (4,2%). A atividade antifúngica foi realizada por meio da técnica de microdiluição em caldo. Após este teste, a CIM e as duas concentrações anteriores a CIM, bem como os controles positivos, foram subcultivadas em placas de Ágar Sabouraud Dextrose para determinação da Concentração Fungicida Mínima (CFM). Os ensaios foram realizados em triplicata e a nistatina foi utilizada como controle positivo em todos os testes. A melhor atividade antifúngica foi observada sobre a C. tropicalis onde apresentou a CIM (500 μg/mL), seguida por C. albicans CIM (1.000 μg/mL), e C. krusei que apresentou sensível a concentração (2.000 μg/mL). Diante das condições estudadas e dos resultados obtidos, conclui-se que as cepas de Candida foram susceptíveis ao fitoconstituinte linalol.
Descrição: TRAJANO, É. R. I. S. Atividade antifúngica do linalol frente a Candida spp. isoladas de indivíduos com candidose bucal associada ao uso de prótese. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11098
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika Regina Ildefonso Silva Trajano.pdfPDF - Érika Regina Ildefonso Silva Trajano773.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.