Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11099
Título: Medidas profiláticas tomadas por discentes dos cursos de saúde do CCBS/UEPB após acidentes com materiais perfurocortantes
Autor(es): Macêdo, Lillian Farias de
Palavras-chave: Prevenção de acidentes
Materiais perfurocortantes
Risco ocupacional
Biossegurança
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A principal causa de acidentes de trabalho entre profissionais de saúde é o uso de materiais perfurocortantes. A prevenção e o controle de infecção são indispensáveis para a formação do profissional de saúde. Diante disto, dados epidemiológicos sobre os acidentes, são essenciais para o direcionamento e a avaliação das intervenções. Diante do exposto este trabalho tem como objetivo identificar a ocorrência de acidentes perfurocortantes e as medidas profiláticas pós-acidentes tomadas pelos discentes dos cursos de saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, que estejam vivenciando a prática clínica/laboratorial. A coleta de dados ocorreu através de questionários contemplando as variáveis: sexo, idade, curso e período letivo o qual está cursando, ocorrência de acidentes com materiais perfurocortantes, condutas tomadas pós-acidente, dificuldades encontradas na procura de serviços especializados em pós-acidente, frequência do uso de EPI’s, disponibilidade de EPI’s pela instituição e autoavaliação acerca de conhecimento sobre medidas profiláticas pós-acidente. A amostra foi composta por 261 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia. Antes da seleção dos voluntários o projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba. Observou-se que um total de 40 (15,3%) acadêmicos relatou ter sofrido algum tipo de acidente com materiais perfurocortantes. A maioria dos acidentes ocorreu durante o atendimento clínico-laboratorial (n=29; 72,5%). Os acidentes tiverem maior prevalência entre acadêmicos do sexo feminino (n=29; 72,5%), da faixa etária de 20 a 30 anos (n=37; 92,5%), que estava cursando Odontologia (n=21; 52,5%) e estava matriculado no 8º período (n=10; 25,0%). A conduta mais comum adotada após o acontecimento do acidente foi lavar o ferimento com água e sabão (15; 37,5%). Os níveis de conhecimento sobre medidas que devem ser tomadas após acidente com material perfuro cortante, riscos ocupacionais e uso de EPI’s mostraram-se satisfatórios. Sugere-se a permanência da abordagem de conteúdos relacionados à biossegurança realizada pelos departamentos dos cursos pesquisados, tendo em vista que, uma minoria relatou ter condutas negativas, assim como, precariedade nos fornecimentos de recursos materiais pela instituição, visando proporcionar uma prevenção totalmente eficaz contra acidentes com materiais perfuro cortantes.
Descrição: MACÊDO, L. F. de. Medidas profiláticas tomadas por discentes dos cursos de saúde do CCBS/UEPB após acidentes com materiais perfurocortantes. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11099
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lillian Farias de Macêdo.pdfPDF - Lillian Farias de Macêdo1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.