Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11100
Título: Uso da azitromicina como tratamento coadjuvante da periodontite agressiva - Uma revisão sistemática
Autor(es): Fernandes Neto, José de Alencar
Palavras-chave: Periodontite
Azitromicina
Antibióticos
Terapia medicamentosa
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar através de uma revisão sistemática, se a evidência científica disponível atualmente suporta o uso da azitromicina como tratamento coadjuvante da periodontite agressiva. A pergunta condutora construída foi “A eficácia clínica da azitromicina sistêmica como um tratamento coadjuvante à RAR é maior do que da RAR isolada ou em combinação com outro antibiótico sistêmico, em termos de redução de Profundidade de Sondagem (PS), ganho no Nível de Inserção Clínica (NIC), e redução de Sangramento à Sondagem (SS) para pacientes com periodontite agressiva?”. As buscas dos artigos foram realizadas entre dezembro e março de 2015, nas bases: CENTRAL, SCIELO, BBO, LILACS e PubMed, incluindo estudos publicados até março de 2015, sem restrição de idiomas. Dois avaliadores independentes e previamente calibrados realizaram a busca e seleção dos artigos, a extração de dados e a avaliação da qualidade metodológica de cada estudo, baseada na Ferramenta da Colaboração Cochrane para avaliação do risco de viés de ensaios clínicos randomizados. Um total de 2.008 artigos foi levantado inicialmente e passaram por um rastreio baseado em seus títulos, resumos e leitura completa. Com base nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, apenas 03 artigos atingiram a fase final. Os estudos relataram melhora em parâmetros clínicos periodontais com o uso da azitromicina, mas em um não houve diferença estatisticamente significativa em relação a terapia convencional. Adicionalmente, todos os três estudos apresentaram um risco incerto para viés. A evidência científica atual não é suficientemente forte para suportar a utilização da azitromicina como terapia coadjuvante no tratamento da periodontite agressiva.
Descrição: FERNANDES NETO, J. de A. Uso da azitromicina como tratamento coadjuvante da periodontite agressiva - Uma revisão sistemática. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11100
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Alencar Fernandes Neto.pdfPDF - José de Alencar Fernandes Neto561.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.