Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11108
Título: História da matemática como ferramenta metodológica no ensino de matemática: algumas reflexões teóricas
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Dantas, Edegledson Souza Rodrigues
Palavras-chave: História da matemática
Ensino da matemática
Data do documento: 11-Set-2013
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central analisar potencialidades da História da Matemática como ferramenta metodológica no Ensino de Matemática, como requisito para conclusão do Curso de Matemática do Campus VI, da UEPB. Esta pesquisa surgiu de reflexões durante o curso de graduação, onde em diversos momentos fomos levados a refletir sobre o uso da História da Matemática, surgindo inquietações que levaram ao desenvolvimento dessa investigação. De caráter qualitativo conforme Bogdan e Biklen (1994) empreendemos ao longo deste trabalho um estudo bibliográfico. Dividido em duas partes, na primeira fazemos uma revisão sobre aspectos e abordagens da História da Matemática no Ensino de Matemática. Na segunda parte tratamos de discussões sobre algumas experiências com a História da Matemática que podem vir a ser utilizadas. Essas reflexões teóricas apontam para o potencial da História da Matemática como ferramenta metodológica e como elemento também norteador da formação docente. Outro resultado importante é que há dificuldades em encontrar acervos para desenvolver atividades usando a História da Matemática na Educação Básica. Apresentamos como sugestões de estudos futuros investigações que levem em consideração as questões cognitiva e da criticidade associadas a História da Matemática como ferramenta metodológica.
Descrição: DANTAS, E. S. R. História da matemática como ferramenta metodológica no ensino de matemática: algumas reflexões teóricas. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11108
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edegledson Souza Rodrigues Dantas.pdfPDF - Edegledson Souza Rodrigues Dantas79.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.