Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11139
Título: | O quebra-cabeça 4T: uma aplicação das transformações geométricas de rotação e translação. |
Autor(es): | Tiago Marques Madureira Silva, Bismark Mota da |
Palavras-chave: | Quebra-cabeça Jogos na matemática Ensino de geometria |
Data do documento: | 12-Mar-2014 |
Resumo: | Considerando a importância de jogos matemáticos no ensino da Matemática, a qual é defendida em inúmeras pesquisas em Matemática, propomos neste trabalho estudar a aplicação de um conteúdo de geometria na resolução do quebra-cabeça 4T, o qual consiste de uma caixa na forma quadrangular e de 4 peças na forma da letra T. No decorrer de nossa pesquisa apresentaremos os conceitos e definições das transformações geométricas, translação e rotação, necessários para a resolução do quebra-cabeça, bem como demonstraremos por argumentos matemáticos que a solução obtida através das transformações geométricas é válida e faremos a construção do 4T. |
Descrição: | SILVA, B. M. O quebra-cabeça 4T: uma aplicação das transformações geométricas de rotação e translação. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11139 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bismark Mota da Silva.pdf | PDF - Bismark Mota da Silva | 48.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.