Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11140
Título: Planejamento tributário: estudo de caso realizado em uma pequena construtora
Autor(es): Alcântara, Luís Gustavo Barros de
Palavras-chave: Planejamento tributário
Construtora
Pequena empresa
Lucro real
Lucro presumido
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A atividade imobiliária é responsável por movimentar uma significativa parcela da economia de nosso país. Nela estão concentradas grande número das oportunidades de emprego e uma parcela significativa da renda dos cidadãos. A grande concorrência, queda da economia brasileira e elevados custos operacionais exigem dos empresários do setor tomadas de decisões cada vez mais dinâmicas. Nesse contexto, a racionalização dos tributos torna-se um diferencial competitivo e de grande relevância. Assim, o presente estudo tem como objetivo através do planejamento tributário encontrar qual regime de tributação melhor se enquadra a uma pequena construtora fazendo com que diminua sua carga tributária estando sempre amparado pela legislação em vigor. Para isso foi realizado uma pesquisa quantitativa, descritiva, documental e de caráter bibliográfico, assim como um estudo de caso elaborado em uma pequena construtora localizada na região metropolitana de Campina Grande-PB, onde a partir de dados reais extraídas de balancetes e livros fiscais da empresa, foram feitas comparações entre os resultados apurados pelo lucro presumido e pelo lucro real, e concluiu-se que a melhor forma de tributação é o Lucro Presumido.
Descrição: ALCÂNTARA, L. G. B. de. Planejamento tributário: estudo de caso realizado em uma pequena construtora. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11140
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís Gustavo Barros de Alcântara.pdf786.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.