Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11163
Título: Contabilidade gerencial: um estudo bibliométrico no periódicos editados no Brasil de 2010 a 2014
Autor(es): Machado, Patric Rocha
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Contabilidade de gestão
Management accounting
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O processo de comunicação científica, para todo o meio acadêmico e científico, é elemento indispensável, uma vez que, sem ele, não existiria ciência e não poderiam ser somados os esforços individuais dos membros das comunidades científicas. Já a bibliometria alcança a interdisciplinaridade, pois é uma análise dos aspectos relevantes e dos objetivos apresentados pela comunidade científica, partindo da análise de fontes bibliográficas, identificando autores relacionados e as tendências. Desse modo, o presente estudo objetiva a análise das principais características bibliométricas das publicações na temática Contabilidade Gerencial em todos os periódicos que são editados no Brasil, conforme relação disponibilizada pela Anpcont (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) no período de 2010 a 2014. Foi utilizado, para tal, um modelo bibliométrico para levantar características como o total de artigos publicados no período e o respectivo total de autores, características metodológicas empregadas na produção dos artigos, regiões que mais contribuíram para a pesquisa, entre outros. Dentre os resultados, vale destacar que as regiões Sul e Sudeste são responsáveis pela maioria das pesquisas em Contabilidade Gerencial no Brasil; que os artigos com autoria múltipla se sobressaem em relação aos artigos com autoria individual; que a USP é a instituição que mais produziu sobre Contabilidade Gerencial no período, além de formar grande parte dos pesquisadores e que as pesquisas exploratórias foram maioria no período analisado. Os dados encontrados na pesquisa foram comparados com análises semelhantes realizadas em periódicos internacionais e outros meios de comunicação científica no Brasil.
Descrição: MACHADO, P. R. Contabilidade gerencial: um estudo bibliométrico no periódicos editados no Brasil de 2010 a 2014. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11163
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patric Rocha Machado.pdf612.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.