Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11196
Título: Análise do tempo de endurecimento e da solubilidade e desintegração do cimento MTA Fillapex® associado ou não à quitosana
Autor(es): Lima, Elisa Diniz de
Palavras-chave: Endodontia
Cimentos dentários
Cimentos de resina
Quitosana
Data do documento: 1-Ago-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o tempo de endurecimento e a solubilidade/desintegração do cimento MTA Fillapex® associado ou não a quitosana. Utilizou-se a solução de quitosana produzida de acordo com os parâmetros do laboratório CERTBIO/UFCG, sendo a mesma oriunda do exoesqueleto de camarão. O tempo de endurecimento foi realizado em triplicata por grupo, sendo o tempo decorrido entre o início da espatulação até o momento que a agulha de Gillmore não marcasse a sua superfície. Para determinar a solubilidade, matrizes de teflon foram preenchidas com o cimento e na massa deste foi colocado um fio de nylon. Os corpos de prova ficaram entre duas placas de vidro envoltas por papel celofane, pressionadas manualmente e posteriormente mantidas comprimidas com peso (placa de vidro com 1,5 cm de espessura, 7 cm de largura e 14cm de comprimento) e mantidas em estufa por três vezes o tempo de endurecimento. Depois, estes foram pesados e suspensos em recipiente contendo água destilada por sete dias. Logo após, foram lavados e secos com papel absorvente e pesados para determinação da perda de massa e consequente solubilidade. A média do tempo de endurecimento e da solubilidade e desintegração do MTA Fillapex® foram, respectivamente, de 10185 min. e 6,556% e do MTA Fillapex® associado a quitosana foi de 125 min. e 2,42%. A associação da quitosana diminuiu o tempo de endurecimento e a solubilidade e desintegração do MTA Fillapex®.
Descrição: LIMA, E. D. de. Análise do tempo de endurecimento e da solubilidade e desintegração do cimento MTA Fillapex® associado ou não à quitosana. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11196
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisa Diniz de Lima.pdfPDF - Elisa Diniz de Lima1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.