Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11197
Título: A História da Matemática no Brasil: Revisão sistemática do ENEM’s da primeira década do século XXI
Autor(es): Braga, Francys Pablo de Sousa
Palavras-chave: Matemática - História
Matemática - Brasil
Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
Data do documento: 15-Ago-2016
Resumo: Este estudo aborda a história da matemática no brasil na primeira década do século XXI. Buscou-se realizar uma revisão bibliográfica sistemática de estudos no campo da História Matemática, para tal fim, recorreu-se aos anais do VII, VIII, IX e X ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), realizados no Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Salvador, respectivamente, para que servissem de sinalização para esse estudo. Nesse sentido, foram analisados os minicursos, mesas redondas, comunicações científicas, pôsteres e palestras propostas, selecionando os artigos que fazem reflexões teóricas ou relatam experiências realizadas sobre o possível apoio da História da Matemática em situações de ensino e aprendizagem da Matemática. Deste modo, foram identificados os autores, títulos, objetivos, conteúdos, metodologias e se houve experiência no campo considerado. O desenvolvimento da presente pesquisa possibilitou uma análise sistemática de como os estudos em história da matemática estão se desenvolvendo, uma reflexão a cerca dos benefícios do uso da história da matemática como recurso de auxilio pedagógico e metodológico na educação matemática, além disso, também permitiu analisar as regiões do país em termos de publicações na área de história da matemática na primeira década do século XXI.
Descrição: BRAGA, F. P. de S. A História da Matemática no Brasil: Revisão sistemática do ENEM’s da primeira década do século XXI. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11197
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francys Pablo de Sousa Braga.pdfPDF - Francys Pablo de Sousa Braga1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.