Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11200
Título: Possíveis interferências de medicamentos em resultados de exames em um laboratório de análises clínicas
Autor(es): Oliveira, Wanderson Bruno de
Palavras-chave: Alterações laboratoriais
Fármacos
Dosagens bioquímicas
Data do documento: 27-Jul-2016
Resumo: Muitos fármacos exercem efeitos in vivo, in vitro ou ambos simultaneamente sobre os testes laboratoriais. Quando um medicamento induz mudança de um parâmetro biológico através de um mecanismo fisiológico ou farmacológico, tem-se a interferência in vivo ou reação adversa do organismo ao medicamento. A interferência de fármacos nas determinações analíticas é um problema frequente na prática clínica laboratorial. A polimedicação, além de aumentar o risco de interações entre os vários fármacos, aumenta a probabilidade de interferência com as metodologias analíticas usadas nos diferentes testes clínicos. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a incidência das possíveis alterações em dosagens Bioquímicas no Laboratório de Analises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I, em 52 pacientes que estavam fazendo uso de algum medicamento. Foram relatados 39 princípios ativos diferentes, sendo que alguns fármacos foram relatados por mais de um paciente e alguns pacientes relataram uso de mais de um fármaco. Observou-se que os fármacos que atuam no sistema cardiovascular foram os mais relatados, sendo eles presentes entre os cinco medicamentos mais utilizados pelos pacientes atendidos no LAC. Destes, três deles foram os selecionados para a discussão do estudo que pertencem a esta classe terapêutica. Assim, o captopril e losartana foram os anti-hipertensivos escolhidos e a hidroclorotiazida, o diurético de escolha. Também foram inclusos a metformina como antidiabético e levotiroxina sódica para o hipotireoidismo.
Descrição: OLIVEIRA, W. B. de. Possíveis interferências de medicamentos em resultados de exames em um laboratório de análises clínicas. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11200
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderson Bruno de Oliveira.pdfPDF - Wanderson Bruno de Oliveira1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.