Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11202
Título: Filme “O Aviador” e a psicanálise: Imagens da neurose obsessiva
Autor(es): Alves, Kainara de Araújo
Palavras-chave: Neurose obssesiva
Psicanálise
O Aviador - Filme
Data do documento: 27-Jul-2016
Resumo: Este artigo tem como ponto central fazer um breve histórico de como Sigmund Freud teorizou a formação da neurose obsessiva ao longo de seus escritos. Aqui não será analisado o caso clássico freudiano de neurose obsessiva “O Homem dos ratos”, mas se tomará como modelo o personagem do filme “O aviador”, baseado na história real de Howard Hughes, protagonizado por Leonardo di Caprio. O protagonista encarna um neurótico obsessivo que, ao longo do filme, apresenta seus sintomas de modo recorrente, limitando, a partir dessas repetições, parte de sua vida social, até praticamente interromper sua brilhante carreira como lenda de Hollywood e verdadeiro gênio da aviação. A análise transcorrerá à luz da teoria Freudiana, utilizando-se também autores contemporâneos para refletir-se sobre esse tipo de neurose e as nuances dos sintomas explicitados no filme.
Descrição: ALVES, K. de A. Filme “O Aviador” e a psicanálise: Imagens da neurose obsessiva. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11202
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kainara de Araújo Alves.pdfPDF - Kainara de Araújo Alves794.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.