Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11204
Título: Qualidade da água de abastecimento distribuída por rede confinada: estudo de caso
Autor(es): Soriano, Amanda Alves
Palavras-chave: Turbidez
Abastecimento de água
Cloro residual livre
Qualidade da água
Data do documento: 9-Jun-2016
Resumo: As demandas por água em quantidade e qualidade satisfatórias estão cada vez mais difíceis de serem atendidas às populações consumidoras. Devido às características da água nos mananciais existe a necessidade da sua potabilização, porém, muitas vezes a água tem sua qualidade comprometida em outras partes do sistema de abastecimento de água após as ETA’s. Com o propósito de conhecer a qualidade da água de um setor confinado da rede de distribuição de água de Campina Grande, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os dados de monitoração de indicadores sentinelas em pontos distribuídos na área. Foram amostrados 9 pontos (P1, P2, P3, P5, P6, P7, P8, P9 e P11), escolhidos baseados com base na Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância em Saúde Ambiental, tendo sido analisados os indicadores sentinelas cloro residual livre (CRL) e turbidez no período de março a dezembro de 2013. Os resultados das concentrações do CRL não atenderam à Portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, no entanto, foi constatado que em nenhum ponto o padrão estabelecido pela Portaria Nº 2914/2011 para o indicador turbidez foi violado. Concluiu-se que, para sanar o problema da qualidade da água do setor, seria necessária a operação de recloração nos reservatórios, particularmente o reservatório R2, para garantir as concentrações mínimas exigidas pela legislação.
Descrição: SORIANO, A. A. Qualidade da água de abastecimento distribuída por rede confinada. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11204
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Alves Soriano.pdfPDF - Amanda Alves Soriano1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.