Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11205
Título: Estudo da estabilidade coloidal de argilas na presença de polifosfatos
Autor(es): Motta, Rayssa Jossanea Brasileiro
Palavras-chave: Fertilizantes inteligentes
Vermiculita
Argila
Estabilidade coloidal
Data do documento: 3-Ago-2016
Resumo: No desenvolvimento de fertilizantes com liberação controlada (CRF), ou fertilizantes inteligentes, um dos desafios é a síntese de materiais com ações múltiplas, como liberação de nutrientes, pesticidas, herbicidas e fungicidas. Um dos veículos utilizados em CRFs é o hidrogel e através do uso de argilas como reticulares entre cadeias poliméricas podem-se preparar estes novos materiais. As argilas estudadas neste trabalho foram a vermiculita e a bentonita rosa, ambas encontradas na natureza. Este trabalho tem por objetivo estudar a estabilidade coloidal destas argilas em polifosfatos. A vermiculita foi submetida a dois tipos -1 diferentes de tratamento: com ácido clorídrico (2,0 mol.L ) por 10 horas e com carbonato de -1 sódio (1,0 mol.L ) por 16 horas. A bentonita foi lavada com água destilada, tratada com cloreto de sódio e carbonato de sódio (1,9 mol. L-1) objetivando a eliminação de minerais acessórios e partículas de bentonita não dispersa. As dispersões de vermiculita foram analisadas por espectros de absorção na região UV-Visível. Os ensaios mostraram que o polifosfato tem papel forte no controle e minimização do ordenamento/empilhamento aleatório das partículas de vermiculita. A bentonita rosa foi submetida a ensaio tecnológico, inchamento de Foster, apresentando inchamento médio; como também caracterizada através de difração de raios X, distribuição de tamanho médio de partículas e medida de potencial zeta.
Descrição: MOTTA, R. J. B. Estudo da estabilidade coloidal de argilas na presença de polifosfatos. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11205
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Jossanea Brasileiro Motta.pdfPDF - Rayssa Jossanea Brasileiro Motta1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.