Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11206
Título: Resoluções de Sistemas de Equações Lineares em Circuitos Elétricos DC: Dificuldades de estudantes ingressantes em um curso de eletrônica
Autor(es): Sena, Édna Araújo de
Palavras-chave: Equações lineares
Circuitos elétricos DC
Eletrônica
Lei de Kirchhoff
Data do documento: 20-Jun-2016
Resumo: Em um Curso de Eletrônica uma aplicação importante diz respeito à disciplina de Circuitos Elétricos DC. Ao aplicar a Lei de Kirchhoff nesses circuitos, deparamo-nos com sistemas de equações lineares que possuem uma relação de dependência entre as variáveis, constituindo assim um sistema linear em que as informações desejadas (correntes, tensões em diferentes pontos) são obtidas mediante soluções desses sistemas. No entanto, um dos vários comportamentos observados durante o ensino de Circuitos Elétricos DC tem sido atribuído ao elevado grau de deficiência no decorrer da aplicação entre teoria e prática. Buscamos relacionar o tópico Sistemas de Equações Lineares com a disciplina Circuitos Elétricos DC e evidenciar que a interdisciplinaridade inerente às disciplinas específicas e a Matemática constituindo-se em fator imprescindível para a formação do Técnico em Eletrônica que prima pelo desenvolvimento tecnológico. Assim, nossa pesquisa justificou-se pela observação entre base matemática e prática vivenciada enquanto profissional na disciplina ministrada de Circuitos Elétricos DC. Caracterizado como estudo descritivo-exploratório, utilizamos questionários como técnica para coleta dos dados. A faixa etária dos estudantes participantes foi diversa, entre 16 e 36 anos. A maioria (82%) deles proveniente de escola pública, Ensino Fundamental; 51,5% deles do Ensino Médio tiveram a oportunidade de estudar o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares, sendo que 69,7% consideraram dificuldades encontradas na aprendizagem de teoremas referentes à eletrônica.
Descrição: SENA, É. A. de. Resoluções de Sistemas de Equações Lineares em Circuitos Elétricos DC: Dificuldades de estudantes ingressantes em um curso de eletrônica. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11206
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Édna Araújo de Sena.pdfPDF - Édna Araújo de Sena4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.