Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11207
Título: Prevenção do câncer de mama: Ações desenvolvidas no Estágio Multidisciplinar Interiorizado - Relato de experiência
Autor(es): Gomes, Larissa Barbosa
Palavras-chave: Câncer de mama
Saúde da mulher
Prevenção do câncer
Enfermagem
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 tipos diferentes de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células anormais com potencial invasivo. Sua origem se dá por condições multifatoriais. Esses fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o câncer (carcinogênese). O câncer de mama apresenta-se entre as principais causas de morte feminina e tem forte influência na percepção da sexualidade. Objetivo Geral: Relatar as ações desenvolvidas pelo Enfermeiro na prevenção do câncer de mama na atenção primária. Objetivos Específicos: Ressaltar o papel do enfermeiro durante a consulta de enfermagem para realização do exame preventivo de câncer de mama, detalhar as orientações de enfermagem que foram repassadas as usuárias, apresentar as atividades desenvolvidas com o público alvo e enfatizar a grande importância e contribuição para o estagiário. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, embasado em atividades realizadas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), no Município de Alagoa Nova, no período compreendido entre 22 de fevereiro a 11 de março, onde foram observadas e realizadas ações e consultas de enfermagem, com enfoque maior nas orientações e encaminhamentos relativos à prevenção do câncer de mama. Relato das Atividades: As consultas de enfermagem eram iniciadas com a anamnese, com busca de antecedentes familiares de neoplasia ginecológica, outros tipos de queixas ou de dúvidas relatadas pelas usuárias. Em seguida as mesmas eram orientadas a se posicionar em maca para a realização do exame clínico das mamas. Durante o período de estágio também foi possível desenvolver educação em saúde com a realização de palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Foram atendidas 17 mulheres, nenhum caso suspeito foi detectado, foram encaminhadas para exame de mamografia 5 mulheres. Conclusão:. A atuação do enfermeiro na realização do exame clínico das mamas é imprescindível para detecção precoce da neoplasia, diante do vínculo que possui com as usuárias na unidade básica de saúde, além do conhecimento científico é necessária humanização por parte do mesmo (a), pois se trata de uma neoplasia que envolve vários aspectos psicológicos e impressões negativas, por parte das mulheres.
Descrição: GOMES, L. B. Prevenção do câncer de mama: Ações desenvolvidas no Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11207
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Barbosa Gomes.pdfPDF - Larissa Barbosa Gomes719.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.