Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11210
Título: Influência da adição de quitosana na radiopacidade e capacidade de escoamento de um cimento endodôntico à base de MTA
Autor(es): Melo, Waleska Ohana de Souza
Palavras-chave: Endodontia
Cimentos dentários
Cimentos de resina
Quitosana
Data do documento: 1-Ago-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da adição de quitosana na capacidade de escoamento e radiopacidade de um cimento endodôntico à base de MTA. Para ambas propriedades utilizou-se o cimento endodôntico MTA Fillapex® puro (Grupo 1) e associado a quitosana (Grupo 2), cada grupo com três corpos de prova, sendo os testes realizados em triplicata. Para o teste de radiopacidade foram confeccionadas 3 placas de acrílico com 3 cavidades em cada, uma cavidade foi preenchida com guta-percha (grupo controle - Grupo 3). O conjunto foi conservado em estufa a 37ºC por 70 horas, seguindo com a tomada radiográfica com filme radiográfico periapical, após o processamento das películas, estas foram digitalizadas e foram analisados os níveis de cinza utilizando o software Image Tool for Windows v.3.00. Para o teste de escoamento, os grupos foram espatulados em uma placa lisa e plana, decorridos três minutos, outra placa de vidro foi colocada sobre a primeira juntamente com um peso, todo o conjunto foi levado a uma estufa a 37ºC, após 10 minutos este foi retirado da estufa e procedeu-se com a medição do diâmetro dos círculos formados, com paquímetro digital. Para análise estatística utilizou-se a ANOVA e o Teste t, com nível de significância p< 0,05. Os resultados mostrara m G1 (61,00), G2 (55,70) e G3 (60,0), para radiopacidade, com p>0,05 e G1 (24,95) e G2 (13,23), com p< 0,05 para o escoamento. Conclui-se que a associação da quitosana reduziu a radiopacidade e a capacidade de escoamento do cimento endodôntico MTA Fillapex®.
Descrição: MELO, W. O. de S. Influência da adição de quitosana na radiopacidade e capacidade de escoamento de um cimento endodôntico à base de MTA. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11210
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waleska Ohana de Souza Melo.pdfPDF - Waleska Ohana de Souza Melo882.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.