Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11211
Título: Avaliação microestrutural, química e mecânica do esmalte dentário após clareamento com peróxido de hidrogênio
Autor(es): Medeiros, Giderlânia Brito Silva de
Palavras-chave: Clareamento dental
Esmalte dentário
Microdureza Vickers
Peróxido de hidrogênio
Data do documento: 3-Ago-2016
Resumo: O agente clareador mais comumente empregado na técnica de clareamento é o peróxido de hidrogênio; ele age quebrando as moléculas orgânicas pigmentadas, em compostos intermediários de cor mais clara. A primeira estrutura a entrar em contato com o agente clareador é o esmalte, e em virtude da liberação de oxigênio durante o clareamento, os agentes clareadores utilizados podem causar alterações no esmalte, como desmineralização em diferentes profundidades, alterações na morfologia superficial e na composição química, além da diminuição da microdureza. Estas alterações podem afetar a resistência mecânica desse substrato; desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação microestrutural, química e mecânica do esmalte dentário, após clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%. As amostras foram compostas por 40 molares humanos hígidos seccionados no sentido M/D e divididos em 4 grupos (n=20), onde o grupo G1 não foi submetido a qualquer tratamento clareador (grupo controle); os grupos G2, G3 e G4 foram submetidos a três sessões de clareamento com intervalos de 7, 14 e 21 dias, respectivamente. Após o clareamento, os espécimes foram submetidos à análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios-X (EDS),ensaios mecânicos de microdureza Vickers .Os resultados obtidos de cada grupo foram avaliados e comparados com o grupo controle (G1).De acordo com a análise das imagens do MEV pode-se observar que houve alteração na microestrutura do esmalte, quando comparado com o grupo controle; e que o G2 apresentou alterações mais significativas na sua microestrutura. Foi evidenciada desorganização nos prismas de esmalte, fendas, trincas e poros, efeitos possíveis decorrentes do clareamento. Os grupos G3 e G4 apresentaram poucas alterações microestruturais, quando comparadas com o G2. A análise semi-qualitativa do EDS, mostrou maior percentual de O, seguido de Ca, P, N e Na. A avaliação da Microdureza foi realizada atravésda Análise de Variância (ANOVA) e o teste post hoc de Tukey HSD(p<0,05). Para todas as análises estatísticas foi considerado o intervalo de confiança de 95%. Os valores de microdureza média dos grupos G1, G2, G3, G4 foram, respectivamente, 358,82(±34,39), 373,66(±54,56), 380,46(±28,68) e 371,34(±23,26). Não foram verificadas alterações estatisticamente significantes entre os valores de microdureza média entre os grupos (p=0,625). Diante dos resultados apresentados pode-se concluir que o clareamento dentário com Peróxido de Hidrogênio a 35%pode provocar alterações microestruturais na superfície dentária quando clareada com um intervalo menor de tempo; entretanto, estatisticamente,não afetou em sua microdureza superficial.
Descrição: MEDEIROS, G. B. S. de. Avaliação microestrutural, química e mecânica do esmalte dentário após clareamento com peróxido de hidrogênio. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11211
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giderlânia Brito Silva de Medeiros.pdfPDF - Giderlânia Brito Silva de Medeiros1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.