Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11212
Título: Análise de fratura de infra estruturas metálicas de PPR
Autor(es): Barbosa, Jussara da Silva
Palavras-chave: Prótese Parcial Removível
Cobalto-Cromo
Fratura de infraestruturas metálicas
Fractografia
Data do documento: 3-Ago-2016
Resumo: Os eventos de fratura constituem uma das causas de insucesso em relação aos componentes metálicos da PPR e podem ser provenientes de defeitos estruturais ou de fadiga do material. A fractografia é a ferramenta apropriada para analisar estes fracassos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio deste método de análise, dois casos de insucesso de próteses removíveis relacionados à fratura de infraestruturas metálicas. Com o auxílio de um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e de um espectroscópio por energia dispersiva de raios-x (EDS), as superfícies de fratura foram analisadas a fim de identificar a origem destas fraturas e entender os mecanismos envolvidos neste processo. Após identificação da origem da fratura, a fractografia apontou a fadiga do material como possível causa para o primeiro caso e erro no processo de fundição para o segundo caso. A fractografia é um importante método para diagnóstico de fraturas em infraestruturas metálicas de PPRs e se mostrou eficiente como instrumento pericial.
Descrição: BARBOSA, J. da S. Análise de fratura de infra estruturas metálicas de PPR. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11212
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara da Silva Barbosa.pdfPDF - Jussara da Silva Barbosa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.