Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11213
Título: Morbidade decorrente de acidentes de trânsito e violência interpessoal entre brasileiros em diferentes estágios do ciclo de vida
Autor(es): Bernardino, Ítalo de Macedo
Palavras-chave: Morbidade
Saúde pública
Acidente de trânsito
Violência intepessoal
Data do documento: 1-Ago-2016
Resumo: O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil de brasileiros em diferentes estágios do ciclo de vida que sofreram morbidade decorrente de acidente de trânsito ou violência interpessoal, seguindo uma perspectiva médico-legal e forense. Tratou-se de um estudo transversal e exploratório realizado a partir de 9622 registros médico-legais e sociais de vítimas de acidentes de trânsito ou violência interpessoal atendidas em um Instituto de Medicina Legal e Odontologia Forense no Brasil, durante quatro anos. As variáveis investigadas foram relacionadas aos dados sociodemográficos das vítimas, às características dos eventos e aos tipos de trauma. Foi feita estatística descritiva e multivariada, usando Análise de Correspondência Múltipla (ACM). A média de idade das vítimas foi de 30,88 anos (dp = 13,77) e a proporção de indivíduos do sexo masculino e feminino foi de 1,24:1. Baseando-se nos resultados da ACM, três grupos com perfis distintos de vitimização foram revelados. O primeiro grupo foi formado essencialmente por mulheres, com até 29 anos de idade, que sofreram violência interpessoal durante os finais de semana, resultando em lesão em tecidos moles da face. O segundo grupo foi composto majoritariamente por homens, com 30 a 39 anos de idade, que sofreram acidente motociclístico, durante os dias úteis da semana, resultando em lesão em outras regiões do corpo. O terceiro grupo foi constituído principalmente por idosos de ambos os sexos, com 60 anos de idade ou mais, que sofreram atropelamento ou se envolveram em acidentes de carro, durante período indeterminado, e que não apresentaram um padrão específico de trauma. Os resultados sugerem que há uma elevada ocorrência de morbidade entre brasileiros vítimas de acidente de trânsito e violência interpessoal, bem como que existem relações importantes de interdependência entre fatores sociodemográficos, características dos eventos e tipos de trauma. Dependendo do estágio do ciclo de vida, os indivíduos parecem estar mais propensos a exibirem lesões resultantes de agentes etiológicos diferentes.
Descrição: BERNARDINO, Í. de M. Morbidade decorrente de acidentes de trânsito e violência interpessoal entre brasileiros em diferentes estágios do ciclo de vida. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11213
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo de Macedo Bernardino.pdfPDF - Ítalo de Macedo Bernardino966.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.