Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Ismênia Thereza Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T20:02:50Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T20:02:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11217 | - |
dc.description | LEAL, I. T. S. As funcionalidades dos classificadores (CL) nas contações de estórias em libras. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Literatura Infantil perpassa o imaginário instigando as possibilidades de criação, (re)criação, associação de ideias e saberes nas crianças. Na maioria das vezes está direcionada para as ouvintes; assim a ampliação de sentidos, o fascínio, o concatenar cognitivo fica, de certo modo, limitado às crianças surdas. Foi a partir desse pensamento que procuramos maior profundidade na questão com estudos mais apurados. Mesmo não encontrando contexto adequado (devido à ausência de alunos surdos) nos estágios de observação e intervenção em gestão, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da cidade de Monteiro, PB, entendemos que o trabalho em foco é bastante relevante para o processo educativo como um todo. Os Classificadores (CL) são fenômenos linguísticos e representações visuais de objetos e ações de maneira fluente e, quando utilizados adequadamente nas Contações de Estórias, permitem o deleite e apreciação por parte das crianças surdas, criando ambientes imaginários e de desenvolvimento onde o “Era uma vez...” passa a ser solicitado, desejado e (re)significado. Nesse sentido, esse estudo objetiva refletir acerca do modo facilitador das Contações de Estórias no processo cognitivo das crianças surdas e da funcionalidade dos CL nessas contações. Esse estudo tem caráter qualitativo e cunho bibliográfico, analisando especificamente o corpus literário O Patinho Surdo como ponte reflexiva entre questões de identidade e possíveis intencionalidades de criação. Percebemos com esse trabalho que os CL nas Contações de Estórias são essenciais para a educação, bem como para o desenvolvimento das crianças surdas. As crianças com surdez, assim como toda e qualquer criança, necessitam de uma literatura própria escrita em sua língua materna. É importante que as fronteiras do desconhecimento sejam enfrentadas e que essas contações possam ser ferramentas de aprendizagem na educação de crianças surdas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contação de estórias em LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject | Classificadores (CL) e Contações de estórias | pt_BR |
dc.title | As funcionalidades dos classificadores (CL) nas contações de estórias em libras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ismênia Thereza Santos Leal.pdf | PDF - Ismênia Thereza Santos Leal | 47.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.