Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11218
Título: Gestão da qualidade na empresa de produção de tijolos em Nova Palmeira - PB
Autor(es): Santos, Angela Maria Oliveira dos
Palavras-chave: Gestão de qualidade
Gestão ambiental
Gestão de produção
Sustantabilidade
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: O presente artigo teve como objetivo identificar, analisar o processo produtivo, as práticas e os problemas da gestão da qualidade em uma empresa fabricante de tijolos na cidade de Nova Palmeira – PB, além de analisar os resultados relacionados ao desperdício em torno dos produtos fabricados; e se existe alto consumo de recursos naturais como argila, água, energia elétrica e lenha. Para tanto a pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas e visitas à unidade de manufatura acompanhadas pelos responsáveis pela produção e gestão da qualidade e foi constatado que a empresa não tem sistema de gestão ambiental, não sendo identificado nenhuma ferramenta e programa de qualidade de acordo com a Literatura apresentada neste estudo. Não obstante, realiza ações pautadas na racionalização dos recursos, o produto é fabricado em conformidade com as especificações do cliente e desenvolvimento técnico é utilizado na capacitação dos funcionários. Quanto às questões ambientais os principais impactos causados são desgaste do solo e a poluição através do processo de queima da lenha. Estrategicamente as principais atividades relacionadas a melhorias de processos produtivos identificados foram: redução de desperdícios, melhoria do produto final, aumentou a capacidade da empresa de competir no mercado e retorno sobre o investimento. Através dos dados obtidos pode-se chegar à conclusão que a empresa estudada encontra-se em um estágio inicial de desenvolvimento das práticas que levam a uma boa gestão da qualidade.
Descrição: SANTOS, A. M O.. dos. Gestão da qualidade na empresa de produção de tijolos em Nova Palmeira - PB. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11218
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angela Maria Oliveira dos Santos.pdf496.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.