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dc.contributor.authorOliveira, Ivanilsa Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-08-25T16:42:55Z-
dc.date.available2016-08-25T16:42:55Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.58-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11220-
dc.descriptionOLIVEIRA, I. F. Bullying, suas razões e efeitos: uma proposta de tolerância. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de Bullying, segundo os teóricos mais recentes, bem como debater quais são as causas e os efeitos mais comuns para o fenômeno do Bullying. Os personagens desse embate são múltiplos. Existem os agressores, que são aqueles que praticam efetivamente os atos violentos, existem as vítimas, e existem os expectadores. Contudo, a caracterização do problema não é tão simples e maniqueísta. Os envolvidos nos atos de Bullying comumente passam de vítima à agressor, ou de expetadores à vítima ou agressor. As relações de poder em jogo, bem como o histórico pessoal, podem variar muito de caso a caso, deixando assim, uma situação complexa de diagnóstico. Entretanto, precisamos lembrar que o Bullying é diferente de outras formas de violência escolar, e como tal, pode-se estabelecer algumas características essenciais para seu diagnóstico. Repetição dos ataques sempre sob os mesmos alvos; reprodução da violência observada em casa, ou sofrida, para com os mais fracos, numa cadeia interminável de violência; comportamento auto depreciativo e autodestrutivo por parte das vítimas etc. Contudo, existem alternativas para o combate ao Bullying. É justamente pela falta de diálogo entre as partes que se permite a continuidade desse problema. Deste modo, as partes finais desse trabalho, se detém a apontar eventuais medidas de prevenção e combate ao Bullying escolar.Com base nos teóricos de renome na pesquisa sobre o Bullying, aliado a nossa experiência de Estágio, podemos traçar algumas medidas que busquem assegurar a integridade e o respeito dos alunos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, principalmente por causa do entendimento de quão grave é o problema do Bullying para a formação e desenvolvimento desses futuros seres humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtacílio Gomes da Silva Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectTolerância na escolapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleBullying, suas razões e efeitos: uma proposta de tolerânciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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