Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Remígio, Eurivânia Maria de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T16:53:40Z | - |
dc.date.available | 2016-08-25T16:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11222 | - |
dc.description | REMÍGIO, E. M. S. O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da ludicidade na Educação Infantil apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar e discutir sobre a importância do jogo e do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos, na tentativa de clarificar informações pertinentes a esta temática, que apresenta no seu contexto de significações interpretações ambíguas. Analisando o jogo e o brincar como um instrumento de mediação e possibilitador da aprendizagem, pôdese perceber que o mesmo além de inovar as práticas pedagógicas,propicia o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social, moral, da linguagem e físico-motor da criança, com vistas na sua formação integral, devendo, portanto, ser inserido no contexto educacional, a fim de propiciar uma aprendizagem prazerosa, instigadora do interesse, da motivação, da cooperação, da socialização e do respeito mútuo. São apresentados alguns jogos na prescrição deste trabalho, elencando os mais utilizados na Educação Infantil: jogos tradicionais, de construção, de faz-de-conta e de regras. Esses são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que, possibilita à aprendizagem de forma ativa, efetiva e significativa à vida futura. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infra-estrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Angela Patricia Felipe Gama | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eurivânia Maria de Sousa Remígio.pdf | PDF - Eurivânia Maria de Sousa Remígio | 88.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.