Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11223
Título: Possibilidades de leitura e escrita nas aulas de matemática: o diabo dos números
Autor(es): José Joelson Pimentel de Almeida
Queiroz, Francília de Fátima Silva
Palavras-chave: Leitura na matemática
O diabo dos números
Sistema de numeração
Escrita na matemática
Data do documento: 12-Set-2013
Resumo: Este trabalho defende a importância de atividades de leitura e escrita nas aulas de Matemática, rompendo com os pontos de vista de muitos profissionais ligados ao ensino de Matemática que pensam ser isto de responsabilidade apenas dos professores de Língua Portuguesa. Propõe isto considerando a existência de alguns tipos de textos que podem ser utilizados em aulas de Matemática, cada qual com uma especificidade relacionada à Matemática (textos de Matemática, textos de outros contextos e textos que mobilizam o conhecimento Matemático), sabendo que todos eles envolvem, em alguma medida, a linguagem matemática. Buscou-se também apresentar algumas reflexões sobre a linguagem matemática, como: algumas ideias sobre o conceito de linguagem, a relação entre linguagem materna e linguagem matemática e, a importância dos processos comunicativos. Esta investigação pode ser classificada como pesquisa-ação, tendo sido realizada entre março e junho de 2013 em uma biblioteca municipal da cidade de Camalaú, PB. Como questão norteadora, elaboramos: Como a leitura e a escrita podem contribuir para melhorar relação entre os alunos e a Matemática? Assim, visamos identificar possíveis relações entre os alunos e a Matemática a partir da leitura e escrita desenvolvida na disciplina. Como procedimento metodológico, propomos a leitura de um livro, O diabo dos números, sendo que aos alunos foi facultada a escolha de um capítulo dele. A partir desta escolha, compuseram um portfólio por suas produções, envolvendo reflexões sobre números, sistemas de numeração, leitura e escrita em aulas de Matemática. Como um dos principais resultados desta pesquisa, percebemos que os alunos se interessaram mais por História da Matemática e por leitura, sabendo que isto pode contribuir para a aprendizagem da Matemática.
Descrição: QUEIROZ, F. F. S. Possibilidades de leitura e escrita nas aulas de matemática: o diabo dos números. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11223
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francília de Fátima Silva Queiroz.pdfPDF - Francília de Fátima Silva Queiroz121.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.